Eproj

EPROJ realiza Programa de Ambientação para os Especialistas em Gestão de Projetos selecionados pelo Edital Nº 07/2021

O Escritório de Gestão de Projetos (EPROJ SC) realizou, no primeiro semestre deste ano, o Programa de Ambientação para os novos Especialistas em Gestão de Projetos.

Os profissionais foram selecionados através do Edital de Chamada Pública nº 07/2021,i elaborado em parceria com a Fapesc.

Imersos por cerca de 15 dias em palestras e dinâmicas, que ocorreram de forma presencial e on-line, os profissionais tiveram a oportunidade de receber muito conhecimento e terem uma visão ampla das obrigações e dos desafios da gestão de projetos no setor público. Os novos Especialistas puderam também, conhecer os vários públicos do Estado para atuar de forma mais assertiva.

Dentre os convidados, estiveram presentes:

O Secretário Estadual da Administração (SEA) – Jorge Eduardo Tasca; Margareth Carneiro – Coordenadora Geral de Estruturação de Projetos do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações; Junia Rosa Soares – da Secretaria Estado da Administração (SEA); a Secretaria Adjunta da Fazenda (Sefaz/SC) – Michele Patrícia Roncalio; a Coordenadora do Laboratório de Inovação do Governo do Estado (NIDUS) – Luana Bayestorff e Marina Rabelo da Controladoria Geral do Estado.

Momentos de prática também foram realizados na ENA Fundação, como a Oficina Project Model Canvas, ministrada pela equipe Eproj, uma palestra com Giovani Cardoso Pacheco (SEA) e um treinamento intensivo no Sistema de Gestão de Projetos e Planejamento (GPP).

Registramos também a contribuição de Eliani Figueiro, presidente do PMI Santa Catarina; do Delegado da Polícia Civil SC, Gustavo Madeira da Silveira e da psicóloga Rafaela Trevisan (SEA).

Os gestores do EPROJ e a equipe da Fapesc também marcaram presença e contribuíram bastante para disseminar seus conhecimentos.

Os novos Especialistas em Gestão de Projetos chegam para reforçar alguns dos Núcleos de Projetos Setoriais (NUPROJs) já implementados e poderão contribuir com a disseminação da cultura de gestão de projetos no Governo Catarinense. Os órgãos que recebem os profissionais são:

Polícia Civil (PCSC), Polícia Militar (PMSC), Corpo de Bombeiros Militar (CBMSC), Secretaria de Administração Prisional e Socioeducativa (SAP), Secretaria de Estado da Educação (SED), Secretaria de Estado da Saúde (SES), Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade (SIE), Secretaria da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural (SAR), Secretaria da Administração (SEA) e Agência de Desenvolvimento do Turismo (Santur).

Esta foi a segunda edição da Ambientação dos Especialistas em Gestão de Projetos que, no ano passado, recebeu 20 profissionais através do Edital nº 01/2020. O objetivo do Programa de Ambientação é apresentar aos especialistas um panorama geral da gestão catarinense antes de serem inseridos nos órgãos de atuação.

 

 

Saiba quais são as Atribuições do NUPROJ, de acordo com o Decreto 632/2020:⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Planejar e gerenciar os projetos do seu órgão ou entidade;⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Utilizar e disseminar a metodologia e as ferramentas de gerenciamento de projetos definidas pelo EPROJ;⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Executar, apoiar e monitorar a gestão dos projetos sob sua responsabilidade;⠀⠀⠀⠀

Fornecer todas as informações solicitadas pelo EPROJ relativas aos seus projetos e programas;⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Apoiar e orientar o Gerente de Projetos do órgão ou entidade e;

Manter atualizado o Banco de Projetos Estadual (BPE) em relação às iniciativas planejadas para seu órgão ou sua entidade.⠀⠀