Eproj

Eproj finaliza o Programa de Ambientação dos Especialistas em Gestão de Projetos

O Eproj finalizou o Programa de Ambientação dos Especialistas em Gestão de Projetos e a partir dessa semana os profissionais já reforçam os Núcleos de Gestão de Projetos em 34 órgãos e entidades estaduais. Serão 65 especialistas encaminhados até junho.

O anúncio da alocação ocorreu depois de uma agenda intensa de duas semanas do Programa de Ambientação. Os profissionais selecionados pelo Edital de Chamada Pública 47/2021, realizado em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), tiveram a oportunidade de conhecer a estrutura do governo estadual e adquirir conhecimentos com os palestrantes convidados.

Foram abordados temas relacionados às habilidades técnicas em gerenciamento de projetos, de liderança e de gerenciamento estratégico e de negócios. A programação objetivou também proporcionar uma visão ampla das atribuições e estrutura do Executivo catarinense.

O secretário de Estado da Administração, Jorge Tasca, abriu o Programa de Ambientação dando as boas-vindas aos gestores. Ele reafirmou a importância do trabalho desempenhado pelo Eproj na disseminação da cultura de gestão de projetos nos órgãos estaduais. “O trabalho desenvolvido junto aos Núcleos de Projetos vem dando certo e a partir de agora vocês vão contribuir com esta jornada junto aos Órgãos, com o apoio do Eproj, construindo e aperfeiçoando essa estrutura com foco em resultados para todos os catarinenses” ressaltou o secretário.

O coordenador do Eproj, Vitor Santos Correa, apresentou o histórico do Escritório e compartilhou os desafios futuros reforçando o compromisso de promover a difusão da cultura de gestão de projetos. “O objetivo é alcançar o quantitativo de 65 especialistas até junho. Dessa forma, pretendemos abranger todas as secretarias do Estado na estruturação dos Núcleos” afirmou o coordenador.

O presidente da Fapesc, Fábio Zabot Holthausen, juntamente com o professor Amauri Bogo, diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da Fapesc, e Virgínia Machado, coordenadora de Projetos e Difusão da Fapesc, receberam os especialistas que conheceram um pouco mais sobre a Fundação e receberam orientações quanto às suas atribuições e responsabilidades. O presidente da Fapesc reforçou que esta parceria potencializa as ações articuladas e gera impactos e resultados para toda a sociedade.

Segundo o gerente de Projetos do Eproj e supervisor do Programa, Tácito de Lucca, a programação foi embasada nos pilares do Triângulo de Talentos do Project Management Institute (PMI) que definem as competências necessárias aos profissionais que atuam com gerenciamento de projetos.

“Este é o terceiro Edital de Chamada Pública realizado em parceria com a Fapesc. Um grande desafio que tem dado certo, por meio da seleção de novos profissionais especialistas é possível multiplicar os conhecimentos e conceitos para estimular e reforçar ainda mais o desenvolvimento da gestão de projetos, alcançando todos os órgãos do estado de Santa Catarina.”

 

Confira os temas abordados:

Núcleos de Gestão de Projetos (NUPROJ) – Com Thiago Talles Moreira (Gerente de Projetos do EPROJ).

Plano de Trabalho dos Especialistas em Gestão de Projetos – Com Tácito Almeida de Lucca (Gerente de Projetos do EPROJ).

A estrutura do Governo SC – Com Júnia Soares Rosa (Superintendente de Planejamento e Gestão da SIE).

Modelo de Gestão da Administração Pública Estadual – Com Giovanni Cardoso Pacheco (Assessor Especial SEA).

Inovação no Estado de Santa Catarina – Com Luana Bayestorff (Coordenadora do Laboratório de Inovação do Governo de SC – NIDUS).

Business Intelligence (BI) em Gestão de Projetos – Com Adriana Souza Vieira (Analista de Dados e Sistemas do EPROJ).

Gestão de Projetos no Estado de Santa Catarina e dos Fundamentos do Gerenciamento de Projetos – Com Tácito Almeida de Lucca (Gerente de Projetos do EPROJ).

Liderança no Gerenciamento de Projetos – Com Paola Barros Delben (Psicóloga e Pesquisadora polar com projetos em saúde e segurança em ambientes ICE – isolados, confinados e extremos).

Licitações e Contratos da Administração Pública – Com João Marcos Farias da Cunha (Gerente de Projetos do EPROJ).

Gestão de Processos no Estado de Santa Catarina – Com Marcelo Eduardo Schubert (Coordenador do Escritório de Gestão de Processos – EPROC).

Boas Práticas de Engenharia e Meio Ambiente – Com Bruno Caviquioni Hillesheim e Priscila Warsch (Gestores de Projetos do Eproj SC).

Comunicação com a Equipe – Com Rafaela Luiza Trevisan (Psicóloga da SEA).

Instrumentos de Planejamento Público: PPA, LDO e LOA – Com Soraya Costa Elias e Djeovana Dias Scoz (Gestoras de Projetos do Eproj SC).

Maturidade em Gerenciamento de Projetos – Com Tácito Almeida de Lucca (Gerente de Projetos do EPROJ).

Negociação e Gestão de Conflitos – Com Raquel Ramos (Manager of Customer and Support na Porter Group).

Desafios da Gestão Fiscal do Estado de Santa Catarina – Com Michele Patricia Roncalio (Secretária Adjunta da Fazenda Estadual).

Ética no Serviço Público – Com Bruno Teixeira Peixoto (Gerente de Integridade e Compliance da CGE).

Governança e Gerenciamento de Portfólio – Com Juliana Rezende (Diretora de Comunicação, Marketing e Publicidade do PMI-SC).

Oficina de Project Model Canvas e Oficina do Módulo de Gestão de Projetos (GPP) e Projeta SC com Tácito Almeida de Lucca (Gerente de Projetos do EPROJ).

Gestão em Debate: Gerenciando Projetos no Setor Público – Com Tiago Chaves Oliveira (Coordenador-geral de inovação e prospecção da SFC/CGU).

Desafios do Gerenciamento de Portfólio no Setor Público – Com Wladimir Dalfovo (SEA), Delegado Gustavo Madeira da Silveira (PCSC), Silmar Neckel Antunes (SIE) e Renata Roseli Sagas da Silva (SDS).

Apresentação dos Órgãos com NUPROJs – Com os Gerentes de Projetos do EPROJ.

Relatos de Experiências de Especialistas em Gestão de Projetos – Com os Especialistas em Gestão de Projetos dos Editais Editais 1/2020 e 7/2021: Janara Lilian Immich (NUPROJ DC), Jeferson Kerbes (NUPROJ PCSC) e Pedro Sales (NUPROJ SIE).

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *