Eproj

Eproj SC completa 10 anos

O Escritório de Gestão de Projetos de Santa Catarina, o Eproj SC, completa 10 anos neste mês de maio. Voltado à gestão dos projetos estaduais, o Eproj desenvolve iniciativas para qualificar a estratégia do Governo catarinense.

Com a reforma administrativa, o Eproj passou a fazer parte da estrutura da Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan) e conta com o apoio e supervisão do Secretário de Planejamento Edgard Usuy, que parabenizou os 10 anos do Escritório. “São iniciativas como esta, que colocam Santa Catarina como destaque nacional, tratando da coisa pública com responsabilidade”, comentou o secretário.

Breve histórico

Tudo começou em maio de 2013 em uma atuação estratégica em projetos específicos de um Programa de governo. A partir daí, percebeu-se a necessidade de maior gerenciamento das ações e projetos estaduais, culminando na estruturação e regulamentação do escritório.

Uma equipe multidisciplinar atuava no Programa gerenciando mais de 500 projetos, com grande parte dos municípios contemplados, num total de R$ 11,6 bilhões de reais contratados pelo Programa, um dos maiores investimentos realizados no estado.

Modelo inovador na gestão de projetos do Estado

O Coordenador do Escritório, Vitor Correa ressalta que “essa experiência permitiu um acúmulo de conhecimentos sobre gestão de projetos, tornando-se um modelo organizacional inovador para promover maior controle dos projetos e dos recursos a serem executados no estado”. Este formato tornou-se o modelo de gestão conhecido e disseminado pelo Eproj SC.

Grande parte das entregas que chegam à sociedade são planejadas e monitoradas na forma de projetos. “Os gestores Eproj atuam nos órgãos de forma técnica e estratégica, acompanhando as fases do projeto, desde o planejamento, estruturação e finalização. Mantendo os projetos executáveis, controlando escopo, prazos, custos e também auxiliando os órgãos na captação de recursos”, explica a gestora Eproj, Soraya Costa Elias.

O trabalho do Escritório é pautado de acordo com as prioridades de governo apoiando portfólios, projetos e programas. O gerenciamento dos projetos estaduais tem o objetivo de aumentar a eficiência da gestão pública e, ao encontro das atribuições do Escritório, foram estruturados 32 Núcleos de Gestão de Projetos (Nuproj) nos órgãos e entidades estaduais para ampliar e otimizar as ações governamentais.

Com a realização de 3 Editais de Chamada Pública, em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), foram selecionados 65 especialistas, para atuarem exclusivamente com a gestão de projetos nos órgãos. O cadastro e elaboração dos projetos estaduais teve uma evolução de 1.145% desde a implantação dos Núcleos, em 2019.

A especialista Michelle Monteiro Alves Roldan atua do Nuproj da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e conta como é esta experiência “É muito gratificante atuar como especialista no Nuproj SES porque através das melhores práticas e metodologia de gestão de projetos aplicadas, com o apoio e coordenação do Eproj, é possível transformar as ideias em realidade. Saber que através de projetos podemos contribuir para a melhoria dos serviços da população catarinense é um grande privilégio”.

“Nestes 10 anos, o Eproj implementou uma metodologia de trabalho única, adaptada à administração Pública catarinense e difundiu a cultura de gestão de projetos no estado, contribuindo para a maturidade das ações catarinenses. Desenvolvemos uma plataforma para auxiliar o gestor nas suas rotinas diárias; o Projeta SC que tornou-se a ferramenta oficial de gestão dos projetos estaduais”, comenta o coordenador.

Com funcionalidades diversas para o gestor estadual, o Projeta SC faz interação com os outros sistemas estaduais, interligando dados sobre contratos, execução orçamentária e financeira, transferência voluntária, entre outros. Atualmente 3.834 projetos estão cadastrados e são monitorados pelo Projeta SC, dos quais, 3.218 estão em andamento e correspondem a R$ 25 bilhões de reais planejados.

Disponibilizando informações confiáveis e atualizadas para a tomada de decisão do gestor, o Projeta SC promove também a transparência pública, possibilitando ao cidadão acompanhar e monitorar os projetos da sua cidade e região. Santa Catarina avança na gestão de projetos nos órgãos para alcançar as entregas que a população catarinense precisa e espera.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *