Eproj

Governo de Santa Catarina e Eproj SC lançam a ferramenta Projeta SC

O governador Carlos Moisés lançou, para consulta de todo cidadão, o Projeta SC, portal de gestão e acompanhamento de projetos e das principais ações do Estado. Elaborada pelo Escritório de Gestão de Projetos de Santa Catarina – Eproj SC, com o apoio da Secretaria de Estado da Administração, a plataforma já possui disponível para consulta cerca de 650 projetos e a proposta é que o número aumente a cada dia.

Os servidores estaduais já utilizam a ferramenta para monitoramento e controle das informações de gestão. O Projeta SC disponibiliza diversas informações dos projetos, como obra em execução, histórico, objetivo, datas previstas, notícias relacionadas, imagens e vídeos, dados sobre investimentos, custos de obras, contratos firmados e muito mais. A partir desta quarta-feira, o cidadão também tem acesso, podendo consular e acompanhar os projetos e obras de seu interesse. Funcionalidades, como a visualização do QRCode do projeto e seu compartilhamento pelas redes sociais, também estão disponíveis ao cidadão.

O governador destacou a importância da participação de toda a sociedade catarinense para o sucesso da ferramenta, “Os Poderes e instituições estaduais precisam atuar como parceiros do governo”, disse. E reforçou: “Os relatos das situações encontradas são muito bem-vindos e serão acompanhados de perto pelas secretarias. O Projeta SC é uma ferramenta em constante evolução e atualização de suas informações, a adesão dos secretários estaduais proporciona que, a cada dia, mais projetos estejam disponíveis.”

Moisés reforçou que o Projeta SC é um grande desafio de governo, “uma exposição que mostra a nossa vontade de estarmos em dia com os nossos compromissos”. Além de uma importante ferramenta de transparência pública, que também integra as pessoas ao governo, o projeta SC coroa um passo importante do governo do Estado na gestão pública embasada por resultados. “Inclusive, a ferramenta não é novidade no mercado, mas é inédita no poder público, e está contribuindo para transformar SC e nos posicionar como a melhor gestão pública do País”, afirmou o governador.

O secretário Jorge Eduardo Tasca, grande apoiador do Eproj, destacou que “O Projeta SC é uma conquista de todo o governo. Quando começamos a trabalhar na transição, percebemos o potencial do escritório de projetos, que tinha ainda uma atuação isolada; aliás, muitas ações do governo funcionavam como ilhas. Sob determinação do governador Carlos Moisés, passamos a integrar o Eproj com outras áreas e dar à gestão de projetos o destaque e a importância devidas”.

O Coordenador do Eproj, Vitor Correa, afirmou que o lançamento da plataforma é um marco importante na gestão de projetos do Estado, “A visibilidade que a plataforma proporciona vai acelerar o ciclo de implementação dos projetos”. Destacou a iniciativa do governador Carlos Moisés em estruturar os Núcleos de Projetos Setoriais (NUPROJs), responsáveis pelo planejamento, monitoramento e execução dos projetos que estão disponíveis na plataforma. “O governo adotou o Projeta SC como ferramenta oficial de gestão, e agora de transparência pública”, concluiu.

O deputado estadual Coronel Onir Mocellin destacou que “quem faz um projeto destes não tem medo de se expor. A atitude do governo demonstra transparência, está aberto para cobranças e quer entregar resultados”. A deputada estadual Dirce Heiderscheidt parabenizou o governo e o trabalhos da equipe do Eproj, reforçando que “o lançamento desta ferramenta demonstra a proposta do governo de avançar na promoção da agilidade, transparência e resultados”.

O evento de lançamento aconteceu no Teatro Pedro Ivo, seguindo as normas sanitárias, de acordo com o decreto estadual vigente, e teve transmissão ao vivo pelo canal do governo no YouTube. Estiveram presentes autoridades de órgãos de controle estaduais e representantes das secretarias.

Assessoria de Comunicação – EPROJ SC